Interessante ponto de vista sobre a nossa tão fundamental Inteligência Emocional, competência destacada como fundamental pelo Congresso de Davos 2021, a partir de artigo de Deepak Chopra.
Grandes dicas para os líderes que enfrentam momentos conturbado com todo o contexto imposto pela pandemia
Eu sendo um fã de Deepak pela visão holistica que vai da Medicina Ayurvédica até a Medicina Ocidental (Chopra se formou nesta última nos Estados Unidos), creio que seu artigo dá uma visão que é fora da caixa.
Além do mais, para quem não conhece, fica aqui a descrição dos três Doshas: Vata, Pitta e Kapha.
Tomo a liberdade de fazer uma tradução livre e disponibilizo ao final o link para quem quiser ver a integra em inglês.
Uma razão pela qual o Ayurveda é holístico é que os doshas permeiam tudo – todas as qualidades da Natureza, incluindo a natureza humana. Precisamos olhar além da saúde física para aplicar os doshas ao modo como nossas emoções funcionam, principalmente quando se trata de relacionamentos e amor.
Durante séculos o coração foi considerado um centro espiritual, e no sistema de Yoga, o coração é um dos sete Chakras (centros de energia). O chakra do coração é a sede das emoções, e aqui a energia sutil do coração nos conecta ao amor, doação, compartilhamento, empatia e proximidade emocional. Todo mundo tem a experiência do coração transbordando de emoção, mas o Yoga ensina que é aqui que se aprende a inteligência emocional.
Seus doshas têm um enorme significado em sua própria inteligência emocional, porque eles lhe dão uma base pessoal para os sentimentos que vêm a você naturalmente.
- Vata é emocionalmente mutável e sujeito a mudanças rápidas de humor. Os tipos Vata são sensíveis ao impacto emocional do momento. Eles são naturalmente leves, brilhantes e efervescentes, mas também são facilmente feridos. Felizmente, a rapidez do dosha Vata facilita a recuperação de feridas. Todo mundo tem um ponto de ajuste emocional que se refere ao seu metabolismo emocional, e o ponto de ajuste para Vata é rápido.
- Pitta tem um ponto de ajuste emocional médio. As emoções são mantidas e, quando desequilibradas, os tipos Pitta guardam rancor, permanecem ressentidos por muito tempo e são propensos ao ciúme. Pitta dosha é quente e, quando está em equilíbrio, os tipos Pitta são afetuosos e entusiasmados. Eles não são tão influenciados pelas emoções quanto os tipos Vata, porque há um forte traço de controle e razão associado a esse dosha.
- Kapha tem o metabolismo emocional mais lento. As emoções são estáveis e confiáveis, com poucas mudanças ou surpresas. É preciso uma dor profunda para abalar os tipos Kapha, porque em geral eles têm uma visão serena e receptiva da vida, incluindo outras pessoas. Sua firmeza os torna bons confidentes que são solidários e solidários.
A Importância da Inteligência Emocional para a tal falada Empatia!
Além de conhecer o perfil básico do seu tipo de dosha, o próximo passo é desenvolver a empatia. Essa é a chave para se conectar emocionalmente em qualquer relacionamento – por meio da empatia, você faz a outra pessoa se sentir ouvida e valorizada. Com empatia, você pode ser rápido para acordar e seu parceiro lento, mas você aceita a diferença em vez de julgar contra ela.
A importância da inteligência emocional nunca muda e, quando você se concentra nela, conquista algo valioso para a vida. Aqui estão seis princípios para guiá-lo através do processo:
- Comprometa-se a nunca reclamar, criticar ou bancar a vítima.
- Imagine um futuro criativo e positivo para você e seu relacionamento.
- Não se arrependa do passado. Não existe mais.
- Esteja presente em todas as situações à medida que elas ocorrem.
- Seja independente da crítica ou aprovação de outras pessoas.
- Seja responsivo ao feedback.
É justo dizer que quase ninguém atinge esses princípios por tentativa e erro. Uma pessoa pode viver muito tempo sem prestar atenção à inteligência emocional e, entre algumas pessoas, a palavra “emoção” muitas vezes conota algo indesejável, como se mostrar sensibilidade emocional fosse um sinal de fraqueza.
Mas a inteligência emocional é importante para todos. Nossos doshas são permanentes e cada um tem um perfil emocional. O fato de os humanos poderem observar suas emoções é uma característica notável e, uma vez que você começa a observar suas próprias emoções, pode combater o poder de uma emoção indesejada, como medo e ansiedade.
Quer admitamos ou não, as emoções nos fascinam, mas estamos muito apegados às nossas próprias emoções, e basta um pouco de experiência de ansiedade, humilhação, rejeição e fracasso para nos treinar a evitar o campo minado das emoções em geral. Os doshas podem levá-lo a um lugar melhor. É para isso que eles foram projetados, e a recompensa do amor e da felicidade faz com que cada passo do crescimento emocional valha a pena.
Pense nisso. Pense fora da caixa.
Seja Feliz!
Emerson Ciociorowski
Comments are closed.